Manual de instruções, manual de uso ou guia de uso é um livro, folheto ou arquivo informático que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta que geralmente vem em Inglês, por ser uma língua muito popular. Muitas vezes o manual vem com imagens, para não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão, pois nem todos sabem ler em inglês, chinês ou outras línguas. As vezes o manual pode vir organizado em itens, ou passos; que geralmente são curtos e com poucos números. Eles são usados em manuais para fazer origamis bem simples. Como por exemplo:
Passo 1 - Coloque a peça sobre o orifício colocado anteriormente
Ou então o manual explica detalhadamente cada passo com muito cuidado. Quando o objeto a ser construído é muito complexo, os manuais vêm com imagens ou então com vários detalhes sobre como criá-lo.
O que é uma narrativa de amor?
·Foco narrativo: presença de um elemento que relata a história como participante (1º pessoa)ou como observador (3º pessoa ). E, também há o narrador onisciente.·Enredo: é a seqüência de fatos, podendo seguir a ordem cronológica em que eles ocorrem (sucessão temporal dos fatos), ou a ordem psicológica (sucessão dos fatos, seguindo as lembranças ou evocações das personagens, apresentando, muitas vezes flash-backs ou voltas ao passado.
·Personagem: seres criados pelo autor com características físicas e psicológicas determinadas.
·Campo e espaço: o momento e o local em que os fatores são narrados e onde se desenrolam.
·Conflito: situação de tensão entre os elementos da narrativa.
·Clímax: a situação criada pelo narrador vai progressivamente aumentando sua dramaticidade até que chega ao clímax, ao ponto máximo.
·Desfecho: momento que recebe o clímax, no qual se finaliza a história e cada personagem se encaminha para seu "destino".
O que é um conto?
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.
O que é uma crônica?
Trata-se de um texto que narra de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário, é geralmente curto e leve, escrito com o objetivo de divertir o leitor e/ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos, o narrador pode ser do tipo observador ou personagem, emprega geralmente a variedade padrão informal, em linguagem simples e direta, próxima do leitor.
O que é um poema?
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.
O que é um diário?
O diário é um dos gêneros da literatura autobiográfica. Registo das vivências e sentimentos de um “eu” face ao mundo que o rodeia, possui, por esse motivo, um carácter intimista e confidente. O diário é o testemunho Quotidiano, por vezes com algumas descontinuidades, do quotidiano de alguém que fixa, através da escrita, factos, desejos, emoções.
Por: Beatriz Simões-8º ano